para a minha melhor amiga,

"Saudade ? Sabes o que é saudade ? Saudade é o que tenho sentido todos os dias desde que as aulas recomeçaram . Saudades daqueles momentos , saudades daquelas amizades , saudades daquela Turma . Ninguém tem culpa do que mudou ou do que perdemos . Pelo menos eu penso assim , são precisas mudanças e perdas para crescermos . É um preço a pagar para podermos deixar de ser quem somos , para podermos evoluir .
Mas dói , dói tanto . Tu não sabes como é estar rodeada de tanta gente , que sim , é mesmo muito especial para mim , mas sentir-me sozinha . Porque por muito especiais que sejam não são vocês . E quando me perguntam quem são os meus melhores amigos , quando os professores me perguntam quem são as pessoas mais importantes para mim , dá-me vontade de chorar . Porque (quase) todos estão ali sentados ao lado de quem é mais especial , de quem é mais importante . E eu estou ao pé de alguém especial mas que não é tão especial como vocês , que nem sequer estão ali .
É por isso que choro em casa e sorrio de dia . Porque de dia aproveito o pouco que me resta do muito que já tive , e de noite choro pelo que perdi e estou a perder . A minha vida , vocês são a minha vida . Tu sabes disso .
(...) Enfim , estou rodeada de pesssoas que amo e que me amam , mas continuo a sentir-me sozinha . Un desabafo , era isso que querias , não era ? Não digo o que sinto porque acho que já vos basta sentirem o que sentem , não quero que se preocupem também com o que eu sinto . Mas eu gosto de ser assim , ouvir-vos e ajudar-vos ajuda-me a ficar mais calma , sinto-me útil ao tentar fazer-vos felizes . Mesmo que para isso tenha de me esquecer de mim .
Pronto , o que queria dizer é isto , que te amo , que não te esqueço , que estás cá dentro ."



Encontrei isto enquanto arrumava umas gavetas digitais. Acabei por abrir uma série de gavetas inesperadas, sabes? Do meu coração. Há muito que não reflectia sobre isto, sobre esta Inês, sobre o que ela tinha e eu já não tenho. Antes de mais nada devo dizer: tenho saudades vossas. Custou-me muito atravessar esta fase, Papoila. Não sabes quão difícil foi quando me apercebi que vocês, aqueles de quem eu tanto gostava, já não me procuravam. Demorei muito tempo a perceber que se estávamos juntos era por iniciativa minha. Doeu. Nós eramos fantásticos juntos. Com o tempo habituei-me, tanto quanto possível. Aprendi a valorizar o que tinha, a minha nova turma, a minha nova família. Apesar das regulares desavenças acredito que consegui adaptar-me, consegui sentir-me bem com eles. Sobre estas artimanhas estranhas da vida nada sei. Não passo de uma rapariga de dezassete anos que nem sabe bem o que quer do futuro. Mas digo-te, ainda hoje magoa passar por alguns daqueles que faziam parte d'o Grupo, que prometeram nunca me esquecer, e não receber sequer um sorriso. Citando uma Inês de há três anos, vocês eram a minha vida. Agora vou tentando aproveitar os poucos momentos que me cedem, em jeito de saudade. Não fui feita para quebrar promessas, de facto nunca vos irei esquecer. Enfim , o motivo para tudo isto, para este desabafo, é simples. Eu sei que uma parte de ti está preocupada com o próximo ano. Universidade, vida nova. Tens medo de perder os teus amigos. Eu entendo. Mas fica descansada, querida, garanto-te que os mais próximos não perdes, do antigo Grupo nunca te vais separar. Não me tomes como exemplo, não penses na minha dor. Eu perdi-os, é certo, mas vocês passaram de adolescentes para adultos juntos e é aí que está a diferença. Acompanhaste a mudança, fizeste parte dela. Nunca os vais perder, prometo-te. Vão existir partes duras, vais acabar por perder outras pessoas, também elas especiais. Daqui a uns anos passarás por elas e talvez nem um sorriso. Mas tu és forte e podes contar sempre comigo. Não tenhas medo de crescer. Sem medo, Jean Bob. Eu sei que vais conseguir sobreviver a isto. Eu consegui. Apesar de nunca mais ter tido um beijo na testa.

Sempre teu. Sempre meu. Sempre nosso.
~ o Grupo yonks @
.
.
( é nestas alturas que gostava de ser como o Peter Pan , mas a vida , essa malvada , não o permite )

9 comentários:

  1. percebo bem a tua dor...
    acredites ou nao, tambem eu ja tive um grupo...por mais pequeno que fosse, eramos nos e mais nada importava... agora,3 anos depois de nos separarmos, um ja nao me considera amigo, os outros dois nunca mais vi... foi das piores coisas que me aconteceu,foi perder os meus 3 melhores amigos. aparentemente, estive a mais aquele tempo todos e nem me apercebi...
    mas nao foi por isso que vim aqui. vim aqui para comentar o teu texto.
    e sim, esta optimo, mas pouca diferença há entre as tuas duas versoes, o passado e o presente.

    Continua a escrever... e a publicar, pois tens publico que ta sempre á espera.

    ResponderEliminar
  2. Oh meu deus que bonitoooo *-*
    Escreves mesmo muito bem, parabéns (:

    ResponderEliminar
  3. ora nem mais :)
    obg pelo comentário *

    ResponderEliminar
  4. quem me fascina és tu miúda! e indentifico'me também, infelizmente, sei o que estar sozinha no meio da multidão, mas mais vale sozinha q mal acompanhada, é duro mas é verdade, e como diz o final do texto " vais conseguir sobreviver a isto" já sobrevives'te caso contrário não estarias aqui para contar o que acabas'te de contar*

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. o que é realmente nosso nunca se vai para sempre $:

    ResponderEliminar
  6. Oh, eu compreendo-te.
    Acho que também me afogava pelo T. (não sei se ainda te lembras).
    És tão forte - e ao mesmo tempo lembras-me tanto de mim.
    Gosto de ti como antes, querida.
    Também sinto a tua falta, mesmo que estivesses longe.

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente muitas vezes isso acaba por acontecer, infelizmente já aconteceu a todos nós de uma maneira ou de outra, doeu mais ou menos, mas aconteceu. A verdade é que os verdadeiros continuam sempre, podemos iludir-nos quanto aos outros e aí sim sofremos. Mas o que fizes-te é o melhor que temos a fazer, perceber a realidade e seguir em frente. Muitas vezes demora o seu tempo pois até sabemos a realidade, mas muitas das vezes não queremos acreditar porque sabemos que vamos sofrer mais.
    Mas o melhor agora é saber que ultrapassamos, que ja nao sofremos e que guardamos o que de melhor aconteceu !

    Vou seguir:)

    ResponderEliminar
  8. Estou a passar por esta fase, a da separação. Chorei, deixa-me que te diga.

    ResponderEliminar