para mim, com carinho

(agora sim uma)
Carta de mim para mim,

Já há algum tempo que esta ideia me apoquenta. Se bem que ainda me soa um pouco ridícula. Mas alguém tem de tomar conta de ti, e tu fechas-te de tal maneira em ti mesma que muitas vezes ninguém sabe ao certo o que aí vai dentro. Pois bem, eu sei. Eu sei o que te vai na alma, sei o que te amargura, sei o que te faz feliz. E, mais do que o quê, quem te faz feliz é ele. Sei que sentiste um aperto no coração perante a possibilidade de o perder. Sei também que não farias nada para o impedir. Gostas demasiado dele para colocar qualquer entrave aos seus sonhos. Gostas mais dele do que alguma vez pensaste ser possível. Ama-lo. E isso assusta-te. Mas por favor, minha querida, não o deixes escapar. Ambas sabemos how tricky you are. Ao fim de algum tempo acabas por te fartar, começas a concentrar-te apenas nos defeitos da pessoa que está ao teu lado, arranjando assim uma forma - uma justificação - para a expulsar da tua vida. É por isso que te escrevo. Ainda que acredite que desta vez tudo vai dar certo. Quero acreditar que tudo vai dar certo. Por muito que gostes (não é que gostes, mas usas e abusas deles, minha querida) de pontos finais, por favor contém-te e abstém-te de usar um que seja com ele. Deixa esta história em aberto, sim? És livre de pôr quantas vírgulas, reticências, pontos de exclamação ou de interrogação quiseres. Mas limita-te a estes. E não tenhas pensamentos negros, bolas. Tu até és boa pessoa. Sabes ouvir, julgo que tens jeito para ouvir as pessoas. Não te safas muito bem na parte dos conselhos, mas tentas, isso é que conta. E és divertida, tens um humor engraçado, quando te consegues livrar da timidez. Acima de tudo, estás disponível. Isso é importante, sabes? Sei bem que às vezes gostavas que estivessem mais disponíveis para ti. Para te ouvir, aconselhar, abraçar. Há muito tempo que se acabaram os beijos na testa. Isso deixa-te ressentida, mas falta-te força de vontade para mudar seja o que for. No fundo, no fundo, és boa pessoa. Não penses que não o mereces, sim, minha querida? Se ele está contigo é porque de facto gosta de ti, não duvides disso. E agora tem juízo, por favor. Vive feliz para sempre, sim?
Inês


(porque às vezes também temos de saber gostar de nós,
às vezes também temos de olhar para o próprio umbigo,
às vezes)

13 comentários:

  1. Gostei.
    Essa carta diz muito porque acima de tudo percebeste de alguma maneira.
    Sabes quem és e por onde andas C:

    ResponderEliminar
  2. fizeste muito bem em fazer esta carta, que por acaso está linda $:
    tem sentido, gostei muito.
    Tens noção daquilo que és e das capacidades que tens. continua (:
    beijinho, bom natal *

    ResponderEliminar
  3. Fofa vais ver que corre bem :) E eu vou estar sempre aqui para te ouvir!

    Beijinhos querida, feliz Natal*

    ResponderEliminar
  4. Para gostarmos de seja quem for,temos antes que gostar de nós :) gostei,e obrigada! feliz natal

    ResponderEliminar
  5. Gostei essencialmente do que esta escrito dentro de parêntesis no final. Concordo.

    ResponderEliminar
  6. Sabes, o mais importante no final de tudo é gostar de nós mesmos. E se há algo que me costumam dizer é para arrriscar, arriscar sempre. Porque se "não arriscar, não petisco".
    Sei de quem estavas a falar, é da Inês (de uma forma carinhosa, conheço-a desde sempre por Gla). Ela se fosse para a ESEC seria a minha caloira mas alterou os planos e foi para a de Letras com pena da minha parte. Quando regressares a Coimbra, trataremos de marcar o café. Vou deixar-te o meu número através do facebook. Ao menos que estas redes sociais tenham alguma utilidade.

    ResponderEliminar
  7. Sabes..


    encontrei a perfeição. É bom ver pessoas a escrever tão bem, fico contente por isso..por saber que ainda existe gente (ainda que pouca) que gosta de escrever e o sabe fazer..
    Quando li o texto fiquei mesmo sem palavras, acho que é simples e tem cada traço teu, escreves com sentimento e com alma..
    Parabéns! a sério, foi terrível de tão incrível..

    I'm in love :x
    Beijinho * vou adicionar.

    ResponderEliminar
  8. antes de mais, obrigado pelo comentário que me fizeste já há uns tempos e ao qual ainda não tinha tido tempo para responder (:

    segundo, obrigado por este texto: simplesmente AMEI! tocou-me mesmo no fundo!
    isso de se sentir que se está disponível e os outros não estão assim tão disponíveis para nós é mal comum, sabes? eu também sinto isso muitas vezes, mas cada vez mais penso que os outros tentam estar disponíveis só não sabem qual a melhor forma de o fazer, e, se não formos nós a procurá-los, é quase impossível que se apercebam da nossa necessidade! o reverso também acontece - nós podemos estar muito disponíveis para tudo o que aconteça com quem mais gostamos, mas a verdade é que muitas vezes essas pessoas precisam de nós e nós não nos chegamos a aperceber!
    e nunca uses aí um ponto final, nota-se que o que sentes é verdadeiro (:

    *

    ResponderEliminar
  9. obrigada querida e desculpa a ausência, feliz ano novo para ti também, :)

    ResponderEliminar
  10. Nunca duvides de ti, meu amor. Não há motivos para duvidares.
    Sister

    ResponderEliminar
  11. Uma janela para o horizonte, sei que muito são aqueles que passam pela vida e nada entende, do tudo que tem que viver, na suavidade da própria existência, dentro e fora de nos, até estarmos assim na suavidade de nossas letras, a harmonia que tanto procuramos. estarei te seguindo toda fez deixarei sementes assim de um coração que ama a arte da reflexão.

    ResponderEliminar